CUIDADOS COM O CAMINHÃO

Para quem roda com o caminhão todos os dias, sabe que se deve ter cuidado redobrado. Pensando nisso a BHM Diesel preparou esse artigo com dicas de cuidados com o caminhão que são essenciais. Confira!

Nunca deixe o tanque vazio

Estar com o tanque sempre abastecido é muito importante para os cuidados com o caminhão, principalmente para quem trabalha viajando. O diesel, assim como qualquer outro combustível, possui muitas impurezas, e quando deixamos o tanque do caminhão vazio, isso se torna um problema.

Quando se está com pouco diesel no tanque de combustível, a concentração de micro-organismos será maior por metro cúbico. Isso aumenta as chances de que essas impurezas passem pelo filtro de combustível fazendo com que os bicos injetores fiquem entupidos.

Esteja atento aos faróis

Estar com os faróis em dia é essencial para a segurança no trânsito, tanto para os outros veículos, quanto para o próprio condutor. É muito importante que os faróis sejam verificados sempre, pois eles devem estar em perfeito funcionamento constantemente.

Uma dica importante é manter as lanternas sempre limpas, os caminhões costumam sofrer muito com as impurezas devido aos locais pelos quais passa. Com o tempo, os faróis e lanternas acabam ficando sujas, isso dificulta a iluminação e consequentemente é um fator que que está atrelado a segurança.

Calibre os pneus constantemente

Calibrar os pneus é um dos cuidados com o caminhão mais importantes, pois um veículo com os pneus em dia, traz mais estabilidade para. Além disso, evitam que o motor se esforce mais para atingir velocidades mais altas.

Antes de calibrar os pneus, verifique qual é a pressão recomendada pelo cavalo mecânico e pela caçamba. É importante estar atento também, ao tipo de carga que será transportado, se for muito pesado, é ideal aumentar a pressão dos pneus.

Cuide dos limpadores de para-brisas

Manter o para-brisa limpo é um dos cuidados com o caminhão que garante a segurança da sua viagem. Por isso sempre mantenha o reservatório de água cheio, é bom diluir um pouco de limpa-vidros automotivo na água para melhorar a limpeza.

As paletas costumam ressecar rapidamente, por isso é ideal trocá-las a cada 6 meses. Dependendo do uso e da conservação, você pode trocá-las antes desse período. Para a limpeza das paletas, você pode usar apenas um pano úmido com água. É importante evitar produtos com álcool, pois podem acelerar o ressecamento das paletas.

Esteja atento ao vencimento do óleo

O óleo do motor do caminhão deve ser trocado de acordo com a quilometragem recomendada no manual do fabricante. É ideal aproveitar a troca do óleo, para trocar também o filtro de óleo. O lubrificante trabalha no interior do motor, impedindo o atrito entre as partes metálicas.

Quando o óleo está velho, ele perde sua viscosidade além de ficar grosso podendo se agarrar as engrenagens do motor fazendo com que ele funcione com mais dificuldade. Se esse cuidado não for priorizado, o motor pode se fundir.

Alinhamento e balanceamento

As estradas brasileiras possuem muitas ondulações e buracos, tornando a condução mais difícil e perigosa. Com isso é muito importante estar com o alinhamento e balanceamento em dia. Se o caminhão estiver desalinhado ou desbalanceado, ocorre o desgaste dos pneus e consequentemente a perda do controle da direção, podendo provocar acidentes no trânsito.

É ideal tomar esses cuidados com o caminhão como o alinhamento e o balanceamento, antes de uma viajem mais longa ou no período especificado no manual do fabricante do caminhão.

A BHM Diesel espera que este artigo tenha lhe auxiliado na compreensão dos cuidados com o caminhão que são essenciais.

Está precisando de peças para seu caminhão? A BHM Diesel pode te ajudar com isso, clique aqui e veja nossas linhas completas de peças para caminhões e ônibus.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar