COMO PROLONGAR A VIDA ÚTIL DOS PNEUS

Os pneus são os componentes que mais interferem na segurança e conforto de uma viagem, por isso é muito importante saber os cuidados que se deve ter com os pneus. Preparamos esse artigo mostrando como prolongar a vida útil dos pneus. Confira:

Spinning Semi Truck Wheels Closeup Photo. Browny Color Grading. Trucking and Transportation Theme.

– A importância da manutenção

Os pneus demandam da mesma atenção e cuidado que qualquer outra peça de um caminhão. Ainda mais com as condições das rodovias e estradas brasileiras e o peso da carga que geralmente os caminhões carregam. Por isso é importante checa-los com frequência, isso pode ajudar a eliminar alguns riscos como: Pneus furados, evitar que os pneus estourem, desgastes e etc.

Os caminhões, dependendo do modelo, pode chegar a até 30 pneus o que é um gasto enorme para quem não tem esse cuidado e atenção. Para prolongar a vida útil dos pneus, você pode realizar uma série de checagens antes, durante e depois das viagens, conheça alguns:

– Manter o caminhão sempre alinhado e balanceado

Esse é um dos cuidados mais importantes quando se trata de prolongar a vida útil dos pneus. O caminhão que está com seu alinhamento e balanceamento sem ser realizado, pode aumentar o desgaste dos pneus e provocar a falta de controle na direção. Por isso, realize o alinhamento e balanceamento periodicamente e antes de qualquer viagem.

– Atenção a calibragem

A calibragem dos pneus também é essencial para aumentar a vida útil dos pneus. É importante estar atento a pressão correta dos pneus, geralmente essa informação está no manual do fabricante. É bom que essa checagem seja realizada pelo menos uma vez na semana e sempre antes de uma viagem, isso garante surpresas indesejadas na hora da viagem.

– Observar possíveis desgastes

O desgaste dos pneus pode estar atrelado a vários fatores como a falta de manutenção, falta de balanceamento e alinhamento, calibragem incorreta e etc. Por isso, é muito importante estar atento aos indicadores de desgaste existentes nos próprios pneus.

Essa análise, pode ser realizada observando os sulcos e frisos da banda de rodagem, o ideal é que eles estejam com a mesma profundidade. Isso quer dizer que o desgaste está regular. Além disso, a checagem pode ser feita usando os indicadores afixados na lateral dos pneus. Geralmente as fabricantes já colocam essas marcações nos pneus para facilitar a identificação desses fatores.

– Evitar manobras fechadas

Manobras muito fechadas interferem na vida útil dos pneus pois elas fazem com que os pneus se desloquem em sentido lateral e acabam se arrastando. Em caminhões, que são veículos de grande porte, essa manobra pode acelerar consideravelmente o desgaste dos pneus. Principalmente devido ao grande peso das cargas que são carregadas.

Prolongar a vida útil dos pneus não é uma tarefa complexa, basta atenção e cuidado com o veículo. A postura preventiva dos motoristas é primordial nessas questões.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a entender a importância do cuidado com os pneus do caminhão e que você possa adotar essas práticas para prolongar a vida útil dos pneus de seu veículo.

Lembrando que a BHM Diesel possui linhas completas de peças para caminhões e ônibus e ainda entrega onde você estiver. Confira aqui os produtos da BHM Diesel!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar